Cotidiano concentrado

Desde que comprei a passagem para Fortaleza, comecei a pensar na viagem como uma espécie de pit-stop. Contava os dias para o desembarque no Pinto Martins como um piloto de Fórmula 1 que planeja cuidadosamente a ida ao box da escuderia, onde sua equipe inteira o aguarda para aquela curta pausa que vai tornar o resto da corrida possível.

Esses 20 dias de Fortaleza foram como uma dose concentrada de cotidiano. Como já diria Kerouac, “everything went on as usual in the city itself – except that it was always changing, like me.” E a cada abraço amigo tudo se tornava mais familiar. Porém, a sensação era de não haver aquela casualidade típica da rotina, o encontrar-se por acaso, nos lugares onde os afazeres diários se interceptam. Na correria do pit-stop, era tudo marcado com antecedência, sem as infinitas oportunidades para conversar mais demoradamente a sós, saber e contar da vida e das ebulições dentro de si.

Aliás, essa foi uma das diferenças mais marcantes nos meus reencontros: enquanto havia gente que apenas queria ver como eu estava (e parecia se decepcionar ao constatar que não mudei muito), os amigos ofereciam um abraço ou buscavam retomar uma conversa, como se eu nunca houvesse partido.

Embarco com a sensação de que estamos mudando, crescendo lá e cá do Atlântico, mas que o carinho permanece e talvez a casualidade da rotina um dia seja retomada.

4 de abril de 2012
escrito à mesa de um café superfaturado no aeroporto de Salvador.
Anúncios

Uma opinião sobre “Cotidiano concentrado

  1. Fico feliz quando vejo algu??m que foi para o exterior e n??o mudou, pelo menos em sua ess??ncia: muitas pessoas que conhe??o v??o para o exterior e voltam mudadas de um jeito chato, como se a personalidade e o comportamento delas dependessem do local em que moram. Bom ver que esse efeito n??o aconteceu em voc??. Abra??o!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s